A detecção de vulnerabilidades de nível de código da Dynatrace avalia todas as solicitações que passam por suas aplicações.

A avaliação contínua de segurança de aplicações implantadas é crucial nos dias de hoje, porque o cenário digital está cada vez mais complexo e a ameaça de cyber ataques está aumentando. Com o aumento da quantidade de informações sensíveis armazenadas e processadas, é essencial garantir que os sistemas estejam seguros e protegidos contra possíveis ameaças.

As organizações precisam identificar vulnerabilidades e fraquezas em suas aplicações antes que atores mal-intencionados possam explorá-las. Isso ajuda a proteger informações sensíveis, mas também ajuda a manter a confiança dos clientes, parceiros e stakeholders. A avaliação de segurança também ajuda as organizações a cumprir os requisitos regulatórios, que geralmente exigem a proteção de dados pessoais.

No entanto, as organizações enfrentam vários desafios com as práticas atuais de testes de segurança, incluindo:

Recursos limitados: Em todo o mundo, está cada vez mais difícil encontrar e alocar o pessoal necessário para fazer testes de segurança minuciosos.

Altas taxas de falsos positivos: As ferramentas tradicionais de teste de segurança geram numerosas descobertas. Cada uma delas deve ser avaliada pelas equipes de desenvolvimento, levando a tempo e esforço desperdiçados na identificação de vulnerabilidades reais.

Acompanhando ameaças em evolução: O cenário de ameaças está em constante evolução. Novos vetores de ataque ou permutações de métodos de ataque conhecidos são descobertos regularmente, tornando difícil para o pessoal de segurança acompanhar e testar efetivamente todas as ameaças.

A detecção de vulnerabilidades de nível de código totalmente nova da Dynatrace avalia todas as solicitações que passam por suas aplicações para identificar vulnerabilidades. As informações detalhadas do código da aplicação fornecidas pelo OneAgent ajudam a rastrear o fluxo de dados potencialmente vulneráveis dentro de uma aplicação. Combinando essas informações com a topologia Dynatrace Smartscape, é possível avaliar o impacto de possíveis ameaças no sistema com mais precisão.

A detecção de vulnerabilidade no nível do código fornece informações detalhadas sobre cada vulnerabilidade detectada:

  • Localização da vulnerabilidade em seu código
  • Processos afetados
  • Contexto e detalhes com base no tipo de vulnerabilidade
  • Avaliação de impacto potencial com base na topologia do seu ambiente

A detecção de vulnerabilidades de nível de código complementa a atual variedade de funcionalidades da Avaliação de Vulnerabilidade em Tempo de Execução, indo além da detecção de vulnerabilidades conhecidas em bibliotecas e outros componentes de terceiros para detectar fraquezas desconhecidas e de dia zero em seu código.

Essa abordagem difere de outras soluções de teste de segurança, que dependem de scripts e ferramentas pré-escritos ou de testes e verificações manuais para identificar fraquezas de segurança. Por exemplo, um desenvolvedor ou testador pode criar um teste para todos os casos problemáticos que possam imaginar. Por outro lado, a detecção de vulnerabilidades de nível de código da Dynatrace usa dados gerados por usuários reais para avaliar todos os caminhos de código que são tocados durante a execução.

A detecção de vulnerabilidades no nível do código é igualmente importante em ambientes de pré-produção e produção

Detectar uma vulnerabilidade durante o ciclo de desenvolvimento reduz muito o custo de corrigi-la. Por outro lado, monitorar o que usuários reais fazem com seus aplicativos em produção fornece insights que vão muito além do que o teste de pré-produção pode fazer e ajuda a descobrir vulnerabilidades em caminhos de código que não foram abordados pelo processo de teste. A detecção de vulnerabilidade em nível de código foi projetada para carregar uma pegada de desempenho pronta para o produto, portanto, sinta-se à vontade para ativá-la em todos os seus ambientes.

Fonte: https://www.dynatrace.com/news/blog/code-level-vulnerability-detection/